Parabéns a turma 1402 e a Profa. Andrea por esse trabalho.
E você sabe porque os Anéis Olímpicos são o Símbolo das Olimpíadas???
Um pouquinho de História
O símbolo dos Jogos Olímpicos é composto por cinco anéis entrelaçados, com as
cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco que simboliza os 5 continentes. Este foi
originalmente concebido em 1913 pelo Barão Pierre
de Coubertin, fundador dos
Jogos Olímpicos modernos e o criador do lema olímpico "Citius, altius,
fortius" (mais rápido, mais alto e mais forte).
" O emblema foi escolhido para ilustrar e representar o Congresso mundial de 1914: cinco anéis entrelaçados com cores diferentes - azul, amarelo, preto, verde e vermelho - são colocados no campo em branco do papel. Esses cinco anéis representam as cinco partes do mundo, que agora são conquistados para Olimpismo e dispostas a aceitar uma concorrência saudável.”
Pierre de Coubertin após a
introdução do símbolo, em agosto de 1913, edição da Revue Olympique.
As cinco argolas estão dispostas como
se fossem um mapa-múndi de cabeça para baixo, com a África no centro e
os outros continentes ao redor.
§ Anel azul: Europa
§ Anel amarelo: Ásia
§ Anel preto: África
§ Anel verde: Oceania
Sobre Pierre de Coubertin
“Por que restabeleci os Jogos Olímpicos? Para enobrecer e fortalecer o esporte, para assegurar independência e perenidade ao esporte, para torná-lo apto a preencher o papel educativo que lhe cabe no mundo moderno.” Estas são as palavras do homem que criou as Olimpíadas modernas, inspiradas nas Olimpíadas da Grécia antiga.
Pierre Fredy, o Barão de Coubertin, era filho de artistas e foi educado num ambiente aristocrático. Estudou arte, filosofia e direito na Sorbonne, mas veio a interessar-se especialmente por educação.
Entre os 17 e os 24 anos, viajou à Inglaterra, ao Canadá e aos Estados Unidos para estudar o papel da educação física no desenvolvimento do indivíduo. Na década de 1880, publicou uma série de artigos defendendo o valor dos jogos amadores para a formação do caráter dos jovens.
Ele próprio foi um praticante obstinado de esportes como o boxe, a esgrima, o remo e a equitação. Em 1887, Coubertin fundou em Paris a “União dos Esportes Atléticos”.
Em 1894 organizou um congresso na Sorbonne, em que propôs a restauração das antigas Olimpíadas da Grécia. A realização do congresso levou à criação do Comitê Olímpico Internacional (IOC – International Olympic Comite), do qual Coubertin tornou-se secretário-geral.
Ficou decidido que as primeiras Olimpíadas seriam realizadas em Atenas, na Grécia, e que sua periodicidade seria de quatro anos. De fato, dia 6 de abril de 1896 foram realizados os primeiros jogos olímpicos da idade moderna. Treze nações disputaram a competição.
Os jogos seguintes foram realizados em Paris, em 1900, e Coubertin tornou-se presidente do Comitê Olímpico, cargo que manteve até 1925. Deste ano em diante, tornou-se presidente de honra de todos os Jogos Olímpicos.
Em 1931, Coubertin publicou suas “Memórias Olímpicas”, obra na qual examina as motivações de sua atuação em favor dos esportes olímpicos.
Morreu subitamente, de ataque cardíaco, num parque em Genebra.
Citações de Pierre de Frédy que ficaram para a história:
* “Mais alto, mais forte, mais rápido”;
* “Vêr longe, falar de forma franca, agir com firmeza”;
* “Enfrentar uma dificuldade oferece uma nova oportunidade de progredir”;
* “O importante na vida não é chegarmos ao triunfo, mas sim o combate que travamos para chegar lá”;
* “O sucesso não é um fim em si mesmo, apenas um meio de alcançar mais”;
* “O importante é participar”.
As olimpíadas 2012 acontecerão na cidade de Londres. (Foto: Divulgação) |
As Olimpíadas são os jogos esportivos que fazem parte da história do atletismo em todo o mundo. Competidores de todo o planeta se reúnem para disputar medalhas e representar seu país em diversas modalidades esportivas.
Curiosidades sobre as Olimpíadas
O cabo de guerra era uma das modalidades nas olimpíadas décadas atrás. (Foto: Divulgação) |
1. O cenário da primeira Olimpíada da Era moderna foi realizado em Atenas, no ano de 1896, no estádio Panathenaic. O estádio era feito de mármore, criado no século IV a.C.
2. Dentre os diversos jogos das olimpíadas, o cabo de guerra foi um dos esportes olímpicos entre os anos 1900 e 1920.
3. As organizações e os desfiles de cerimônia tiveram inicio nas Olimpíadas de Londres em 1908. Até então, os atletas entravam e saiam no estádio sem nenhuma organização.
4. Somente cinco países participaram de todos os jogos olímpicos na era moderna. Sendo eles a Grécia, a Suíça, a Grã-Bretanha, a França e a Austrália.
5. A bandeira olímpica com os cinco arcos, representando os continentes, foi criada por Pierre de Coubertin, no ano de 1913.
6. No ano de 1916, os jogos olímpicos de Berlin foram cancelados devido a Primeira Guerra Mundial.
7. Algumas modalidades curiosas já fizeram parte das olimpíadas, como “Doze horas de ciclismo”, “Tiro ao pombo”, “Jogo da Palma”, “Mononáutica” e “Levantamento de peso com apenas uma mão”.
8. Durantes os jogos de Tóquio, um atleta japonês cometeu suicídio após ser derrotado em uma luta.
9. O atleta Sueco Oscar Swahn foi o mais velho a conquistar uma medalha nos jogos olímpicos. Aos 72 anos ele ganhou uma medalha de prata em uma competição de tiros, durante as olimpíadas da Bélgica.
10. O atleta que mais ganhou medalhas na história olímpica foi o nadador Michael Phelps, durante os jogos olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008). No total foram 14 medalhas.
11. Para garantir a segurança dos jogos em Londres 2012, o governo britânico instalou mísseis em prédios residenciais na parte leste da cidade.
12. O Brasil fica em 36º no ranking de medalhas conquistadas. Até as olimpíadas de Pequim em 2008, nosso país havia conquistado 94 medalhas.
13. As olimpíadas de Londres, em 1908, foram as mais longas da história. Elas tiveram inicio em 27 de abril e terminaram no dia 31 de outubro do mesmo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário